sábado, 8 de julho de 2017

                               Projeto Pedagógico em Ação

      

"O desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem é uma pedagogia que explora os princípios do construtivismo e dá suporte ao construcionismo -nela,o estudante constrói conhecimento a partir da exploração de uma questão de investigação."
Fagundes et al (2006,p.29)


Trabalhar com projetos interdiciplinares é uma prática muito comum nas Escolas.Projetos que trazem um tema e que a partir deste tema o professor desencadeia conceitos e dinâmicas que objetivam aos alunos aprenderem.Mas quem protagoniza estas aprendizagens?Como estas aprendizagens são construídas?Na interdiciplina Projeto Pedagógico em Ação,do quinto eixo do Curso de Pedagogia PEAD/UFRGS,o tema projetos foi repensado,discutido e construído,a luz dos referenciais teóricos adequados.Quando trabalhamos com projetos em que de alguma forma,estamos ensinando aos alunos,denominamos a prática de Projeto de Ensino,ou quando traçamos metas, propostas ou estratégias de ensino que de forma mais direta traz os conceitos aos alunos,podemos denominar de Projetos de Ação.
Mas neste eixo,podemos vivenciar a experiência do trabalho com os Projetos de Aprendizagem,baseado no interessse dos estudantes,parte dos seus questionamentos e o leva a pesquisar,buscar e construir seus conhecimentos,sendo o centro do processo de aprendizagem e colocando o professor no papel de mediador e condutos de todo o processo,que tem a pesquisa como instrumento pedagógico.

Etapas do processo de aprendizagem através dos Projetos de Aprendizagem:
1.Questões de Investigação:Os projetos de aprendizagem partem das principais perguntas das crianças,de seus questionamentos e interesses.O que facilita todo o processo,uma vez que quando envolve a curiosidade das crianças,o envolvimento delas é muito maior ,assim como a disposição a buscar as informações,porque o processo se torna a ela significativo.
2.Registro das dúvidas e certezas:Após a escolha das questões de investigação,se registra junto ás crianças as certezas que elas tem sobre o tema que será investigado(conhecimentos prévios) e as dúvidas(conceitos a serem investigados).Desta forma,se visualiza e se percebe a construção dos conhecimentos pelas crianças,que conforme pesquisam,refletem e buscam informações,reconstroem seus saberes.
3.Mapas Conceituais:A construção dos mapas conceituais permitem aos alunos fazer interligações de seus conhecimentos,com suas hipóteses e questionamentos,permitindo ampliar os saberes e concretizar as aprendizagens.
 
4.Plano de Ação:É necessário,em todo o projeto que se estabeleça metas,objetivos e quais os instrumentos e estratégias utilizados para que as aprendizagens sejam construídas através dos projetos,definindo o que se pesquisará e que outras formas de coleta e organização dos conceitos trabalhados serão utilizados.(o que fazer?como fazer?quando fazer?paineis?entrevistas?biblioteca?)
5.Relatório/Avaliação:As aprendizagens,estratégias,buscas,pesquisas e todo o processo de aprendizagem deve ser registrado,observando a participação e as aquisições das aprendizagens,assim como o envolvimento dos estudantes em todo o processo.

Projeto de Aprendizagem:Diversidade

Tivemos a oportunidade de vivenciar esta prática.Na Escola de Educação Infantil Capela Navegantes,onde atuo como coordenadora pedagógica,o projeto de aprendizagem se originou das principais datas comemorativas,buscando,através das interações do cotidiano da educação infantil,levar as crianças a refletirem sobre as diversidades que a cercam,provocando o sentimento de respeito e valorização das diferentes culturas.Foram momentos muitos ricos de aprendizagens significativas.É possível conhecer um pouco desta e outras boas práticas dentro da temática da diversidade,embasada em projetos de aprendizagens distintos,no link do portfólio construído pelo grupo de professoras-alunas do PEAD/UFRGS:




FAGUNDES,Léa da Cruz Et Al.Projetos de Aprendizagem-Uma Experiência mediada por ambientes Telemáticos.Revista Brasileira de Informática na Educação.Vol.14-Num.1-jan a abril/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário