Qualidade na Educação
"Pensar a qualidade social da educação implica assegurar um processo pedagógico pautado pela eficiência, eficácia e efetividade social, de modo a contribuir com a melhoria da aprendizagem dos educandos, em articulação à melhoria das condições de vida e de formação da população. A busca por melhoria da qualidade da educação exige medidas não só no campo do ingresso e da permanência, mas requer ações que possam reverter a situação de baixa qualidade da aprendizagem na educação básica, o que pressupõe, por um lado, identificar os condicionantes da política de gestão e, por outro, refletir sobre a construção de estratégias de mudança do quadro atual. O conceito de qualidade, nessa perspectiva, não pode ser reduzido a rendimento escolar, nem tomado como referência para o estabelecimento de mero ranking entre as instituições de ensino. Assim, uma educação com qualidade social é caracterizada por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se referem às condições de vida dos alunos e de suas famílias, ao seu contexto social, cultural e econômico e à própria escola – professores, diretores, projeto pedagógico, recursos, instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e relações intersubjetivas no cotidiano escolar."
DOURADO, Luiz Fernandes, in Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.
Ao se falar de qualidade na educação é necessário ter bem claras,quais são as concepções sobre a educação de quem está analisando tal fato.Pensar em qualidade na educação é pensar automaticamente,em qualidade de ensino-cuidar que os alunos aprendam.Mas se tratando de qualidade educacional,os elementos a analisar são muitos.Os fatores intra escolares como a infraestrutura da Escola,a gestão democrática,recursos e investimentos na Escola,a capacitação e a formação continuada dos professores são pontos ligados diretamente a qualidade de ensino.Mas ao se pensar nos fatores extraescolares como as políticas públicas de incentivo a Escola,os recursos financeiros,as legislações que regem a educação atual e o planejamento educacional sólido,que venha ao encontro das necessidades da educação em nosso país.
O aumento da evasão escolar,da disparidade idade/série e as altas taxas de retensão escolar são fatores que são diretamente ligados a qualidade de ensino.O objetivo magno do desenvolvimento integral do aluno,seu exercício para a cidadania e a preparação para o trabalho dependem novamente de diversos fatores para ser uma realidade,e principalmente,porque se tem pensado em qualidade,mas qualidade de ensino para todos,de forma igualitária.Assim como temos o aumento da obrigatoriedade escolar como um fator positivo,temos que levar em conta a falta de acesso das crianças de 0 a 3 anos na primeira etapa da educação básica,o que aponta emergente situação de melhoria na qualidade da educação infantil.
A educação básica e a educação superior não podem ser encaradas como duas etapas distantes na formação dos estudantes,mas em termos de qualidade devem ser uma alicerce para a real afetivação da outra.
Falar em qualidade na educação nos remete a uma série de fatores e indicadores que buscam declarar o que realmente é necessário para o sucesso na educação brasileira.
Eu trabalho na coordenação pedagógica de uma Escola de Educação infantil conveniada a rede municipal de Porto Alegre. A busca pela qualidade na Escola,sejam nos fatores intra ou extra escolares são constantes.Mas ainda muitos fatores devem ser levados em conta para se construir maior qualidade,como o acesso e permanência na Escola,a formação continuada das educadoras,assim como a valorização profissional e ,principalmente,os recursos financeiros e investimentos por parte da mantenedora que permitem a qualidade de funcionamento e atendimento das crianças.Como trabalho diretamente no setor pedagógico,não tenho muito acesso ao funcionamento destes recursos na Escola,mas destaco que existe atraso nos repasses financeiros da mantenedora,assim como ameaças de parcelamento dos salários e investimentos da Escola.No ano passado,no mês de novembro tivemos um problema estrutural em uma das salas de aula,infelizmente até a presente data,a Escola não obteve este recurso,prometido para dezembro de 2016,denominado FUNCRIANÇA.
Ao ler o texto do professor Luiz Fernando Dourado com respeito as metas previstas no Plano Nacional de Educação,nasce o desejo de sua real concretização a respeito dos recursos e investimentos na educação de nosso país e que cada vez mais,possa se refletir em âmbito nacional nas melhorias e qualidade das escolas públicas brasileiras.
REFERÊNCIAS:
Vídeo Salto para o Futuro:Qualidade na Educação:Acesso e Permanência- Tv Escola(acesso em 08/07/2017)
Texto: Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil:Limites e Perspectivas(Luiz Fernando Dourado)
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