domingo, 9 de julho de 2017

                           Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar. Todavia, articular e construir espaços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, exige método, organização e sistematização.

 
Na minha caminhada como educadora,sempre presenciei as falas e as orientações das coordenações com respeito ao Projeto Politico Pedagógico(PPP).Sempre soube que este era um importante documento que regia as ações pedagógicas da Escola,sempre com um sentido mais administrativo,exigido da Escola pelas mantenedoras,mas muito distante da realidade da Escola,do planejamento do professor e muito menos,construído pela comunidade escolar. 
O Projeto Político Pedagógico é o documento e instrumento de autonomia da Escola,ele reflete o desejo teórico orientador das práticas escolares e deve ser democrático,construído com a participação da comunidade escolar,refletindo as especificidades da Escola,seus objetivos e sua caminhada pedagógica e democrática.
Primeiro,este documento surgiu como uma exigência das mantenedoras escolares,mas no momento em que estamos vivendo,de busca por uma escola democrática,participativa e com concepções pedagógicas bem definidas e alinhadas as necessidades e particularidades de cada escola e comunidade escolar,o PPP é uma necessidade e um ato de autonomia,de direito da Escola.
A Constituição Federal de 1988 e a LDBEN prevem a construção de um documento norteador das práticas pedagógicas da Escola.A concepção de Escola como instituição relativamente autônoma e responsável pela construção e execução de um projeto educativo,inspirador e norteador dos demais níveis do planejamento escolar é recente em nossa história escolar.

Este importante documento que deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos,para assim ter a identidade da escola,trazendo consigo a concepção do coletivo para que gere um sentimento de pertença e seja próprio da instituição de ensino.Deve prever estratégias de busca de melhorias das necessidades da Escola,sejam elas pedagógicas ou estruturais.Deve objetivar a identidade,o protagonismo do corpo docente,as relações interdisciplinares,a qualidade de ensino e as finalidades de toda a prática escolar.Deve conter as características da estrutura,da comunidade,das necessidades daquela escola específica.Todas as ações e intencionalidades do processo educativo e participativo da instituição devem estar presentes no PPP.
A busca pela qualidade no ensino,pelo acesso e pela permanência na Escola e os objetivos legitimados nas legislações educacionais vigentes,como o pleno desenvolvimento do educando,o preparo para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho também são desafios que provocam as instituições de ensino na busca de parcerias e estratégias,como a vinculação as políticas públicas e o apoio das estâncias colegiadas da Escola(Conselhos Escolares/CPM),sempre já previstas no Projeto Político Pedagógico.
O documento que deve ser gestado por todos,a partir de um processo democrático,também deve ser executado e ser bem comum a todos,pois ele é a alma e identidade da escola e da comunidade que nela está inserida.


Referências:
Vídeo:Profª Ilma Passos Alencastro Veiga(Tv Paulo Freire)
Texto:Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar:Espaços para a Construção de uma Escola Pública Democrática-Maria Beatriz Gomes e Mariângela Bairros



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