Gestão Democrática
"Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida.Quanto ao ponto de chegada,depende de cada um." Fernando Sabino
As interdisciplinas Organização do Ensino Fundamental e Organização e Gestão Escolar do quinto eixo do Curso de Graduação em Pedagogia PEAD/UFRGS,vieram propor pertinentes discussões e reflexões sobre a gestão da Escola,assim como seus desdobramentos e legislações que regem toda a organização da Escola quanto ao seus processos educativos.
Eu,particularmente,me senti muito beneficiada neste eixo,devido a tais conceitos virem ao encontro das minhas necessidades docentes atuais.Após muitos anos de sala de aula,no início deste ano de 2017,assumi a coordenação pedagógica de Escola de Educação Infantil em Porto Alegre,e com ela o sentimento de desafio da gestão,as dúvidas e o desejo de garantir a qualidade e o melhor funcionamento da instituição.Os temas gestão democrática,regimento escolar,projeto politico pedagógico,instituições colegiadas e as próprias legislações da educação me trouxeram ricos momentos de reflexão e ,sem dúvida,embasamento suficiente para planejar e executar minhas ações enquanto esta nova etapa da minha caminhada na Escola.Daí,para mim,o principal ponto das minhas ações enquanto gestora,trabalhar em uma proposta de democratização da Escola e exercer uma gestão democrática...como?
-Em primeiro lugar compreender a importância desta democratização da Escola e permitir a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar que compõe a Escola.
-Trazer a comunidade para a Escola por meio do diálogo,eventos,reuniões,assembleias,projetos.
-Elaborar em conjunto com a comunidade escolar os principais documentos norteadores da Escola(PPP/Regimento Escolar)observando-o,compartilhando e elencando estratégias de execução.
-Buscar parcerias na comunidade
-Procurar compreender o funcionamento das estâncias colegiadas que apoiam as decisões da Escola e descentralizam o poder gestor,compartilhando as responsabilidades.
-Proporcionar a participação da comunidade escolar e estâncias colegiadas no que se refere a gestão administrativa,o uso dos recursos financeiros,a definição dos processos pedagógicos,transparência,abertura para as ideias coletivas e busca de soluções para as necessidades do coletivo,tendo a escola como um espaço público e democrático,acredito ser as características do gestor que administra dentro de uma perspectiva democrática.
-Proporcionar a participação da comunidade escolar e estâncias colegiadas no que se refere a gestão administrativa,o uso dos recursos financeiros,a definição dos processos pedagógicos,transparência,abertura para as ideias coletivas e busca de soluções para as necessidades do coletivo,tendo a escola como um espaço público e democrático,acredito ser as características do gestor que administra dentro de uma perspectiva democrática.
Organização da Escola
INDICADORES
DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA
Gestão democrática
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Gestão patrimonialista
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UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO
PÚBLICO
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UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO
PRIVADO
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EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE
CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
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INEXISTÊNCIA DE
INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
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ACESSO DA COMUNIDADE
ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
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CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU
PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
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TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO
DE CONTAS
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AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA
PRESTAÇÃO DE CONTAS
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ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE
ESCOLAR
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BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
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MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS
ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA
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AUSÊNCIA DE MEDIAÇÕES
INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE ENSINO
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CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E
UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
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UTILIZAÇÃO PESSOAL E/OU PRIVADA DE
INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA
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EQUIVALÊNCIA ENTRE
DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
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DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A
REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
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UTILIZAÇÃO DE FUNÇÃO
PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
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QUADRO BASEADO
EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia
e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública
municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)
Gestão Patrimonialista:Baseada na ideia de patrimonio,de pertencimento.Ogestor é o dono da Escola e tem o direito de decisão.Infelizmente,nos dias atuais,principalmente nas Escolas da rede privada,a Escola deixa de ser um espaço de participação democrática de direito de acesso e qualidade e torna-se empresas que comercializam a educação.
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