MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Os modelos de ensino e aprendizagem baseados na epistemologia genética de Jean Piaget,defendem a importância da construção do conhecimento pelo aluno,a partir de suas interações com o meio e com o professor.O aluno constrói suas habilidades e competências a partir de suas estruturas mentais que se chocam com as novas informações,construindo e reconstruindo os saberes.O objetivo do professor é formar sujeitos pensantes,críticos e capazes de reinventar os conhecimentos.
Segundo o professor de psicologia da educação FACED/UFRGS Fernando Becker,existem três fortes modelos de representar a relação ensino e aprendizagem:
Pedagogia Diretiva: O professor transmite o conhecimento,decide,dita. O aluno copia,executa e aprende.O conteúdo é o conhecimento.Age de forma empírica.A ideia principal é que o aluno só aprende se o professor ensinar.
Pedagogia não-diretiva:O professor é apenas o facilitador do aluno.Este já vem com uma herança genética de saberes,que precisam ser lapidados, organizados, o aluno sempre aprende,o professor o auxiliar na tarefa de despertar o conhecimento que existe nele.Postura apriorista.
Pedagogia Relacional: O professor é o problematizador das ações. O aluno irá aprender a partir de boas condições de aprendizagem,interação com o ambiente e e colegas,exploração de materiais diversos e concretos e questionamentos pertinentes,sempre construindo e reconstruindo seus saberes através de processos de aprendizagem(assimilação,acomodação...).Teoria do Construtivismo.