CARTOGRAFIA NA ESCOLA
Cartografia é a ciência que instrumentaliza os sujeitos a lerem o mundo de forma mais complexa,pois oportuniza,em parte,a interação significativa com os símbolos que dele fazem parte.
Estou a um bom tempo atuando em sala de aula,nas turmas de anos iniciais e educação infantil,e por mais que eu tenha trabalhado com mapas,endereços,localização e noção de espaço,não havia ainda feito uma reflexão mais profunda com respeito a compreensão real das crianças em relação ao espaço que ocupam,ou seja o espaço que as rodeiam.
Piaget,através dos seus estudos sobre a Epistemologia Genética,coloca que a criança é capaz de compreender o seu espaço de acordo com o seu desenvolvimento cognitivo.
No texto Geografia e Cartografia Escolar no Ensino Básico:Uma Relação Complexa:Percursos e Possibilidades,de Antonio Carlos Castrogiovani e Roselana Zordan Costella,relatam a realização de uma pesquisa sobre o conhecimento cartográfico dos estudantes,isto é,o quando nossos alunos realmente conhecem sobre o espaço em que estão inseridos,e nos provoca,como educadores, a repensar o ensino da geografia em nossas escolas,a necessidade de um letramento cartográfico,ou seja,saber situar-se,reconhecer e identificar o espaço que o cerca.
"A geografia lê o mundo por meio da paisagem,a cartografia é a linguagem que a representa"(Moreira,2012)
Na educação infantil percebo uma grande dificuldade dos alunos de se localizarem até mesmo dentro da escola.Os alunos dos anos iniciais,muitas vezes desafiados a fazerem mapas de suas cidades,estado ou país,não conhecem bem a rua onde moram,não conseguem destacar pontos de referência para chegar a sua casa ou não reconhecem as noções de distância de um lugar a outro.
É necessário promover em sala de aula situações ricas de aprendizagem cartográfica,partindo do espaço próximo e simples,como a rua onde mora,até aqueles espaços mais amplos,complexos que os alunos veem nos mapas.
Através da observação,dos jogos ,das dinâmicas de exploração espacial e atividades que estimulem as noções espaciais básicas,é possível fazer da cartografia uma ferramenta indispensável no ensino da geografia,mediando a construção do conhecimento cartográfico que possibilitará a compreensão do espaço nas aprendizagens futuras,mais complexas.
NOÇÕES ESPACIAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA:
- Memória espacial
- Lateralidade
- Percepção de imagens em diversos pontos de vista
- Relações de distância
- Interlocução de quadros paisagísticos
- Ordenamento de pontos de referência
- Uso de escala matemática
- Construção de mapas,plantas baixas e maquetes
- Relações topológicas:Noções de vizinhança e continuidade.
- Relações projetivas:Ter referência de projeção,podendo mudar conforme o ponto de vista.
- Relações euclidianas:Consegue distinguir o que está perto ou longe com segurança,a partir da distância percorrida,tendo um ponto de referência fixo.
REFERÊNCIA:
CASTROGIOVANNI, Antonio; COSTELLA, Roselane. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ, Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la Geografía. Alicante: UNE, 2016, p.15-26.
Nenhum comentário:
Postar um comentário