Repensando o Ensino das Quatro Operações
"Como educadores,almejamos encantar nossos alunos de modo que explorem situações que sejam desafiadoras para eles e que os estimulem a realizar descobertas,identificar relações,enfim,que aprendam a gostar de estudar e de aprender matemática"
Desde o ano de 2007 atuo nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, tendo assim, inúmeras vezes me deparado com o ensino das operações
matemáticas. Ao realizar a leitura do texto Técnicas
e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, dos autores Bittar,Freitas e Pais,tive momentos de ricas
reflexões e descobertas,principalmente em relação a dificuldade dos alunos na
resolução dos cálculos e na compreensão das operações matemáticas na sua
funcionalidade.E me refiro assim,tanto nas operações de adição e subtração,como
nas operações de multiplicação e divisão.
As
Operações Aritméticas
A partir das reflexões provocadas pelo texto,
percebi a emergência de fazer algumas modificações na condução das aulas de
matemática.
Por exemplo:
-Uso de materiais concretos manipulativos durante
todo o processo de aprendizagem.
(material dourado,tampinhas,palitos,ábaco...)
-Trabalhar com a decomposição dos numerais em
paralelo com a resolução das operações matemáticas, iniciando pelo caminho mais
longo, de cálculo com decomposição dos numerais.(uso do Quadro Valor de Lugar).
245+124= 200+100=300
40+20=60
5+4=9
resultado=300+60+9=369
-Permitir ao aluno explorar diversas formas de
efetuar o cálculo,mostrando diferentes estratégias.
12 10+2
x8 x8 12+12+12+12+12+12+12+12=96
---- ----
96 80+16=96
-Só definir as propriedades das operações após os
alunos percebê-las através da exploração das atividades.
Ex: Ao realizar diversas atividades,o aluno perceberá que: 25 dividido por 5=5,pois 5x5=25
-Explorar diversas situações problemas, lançando
desafios que permitam o desenvolvimento do pensamento matemático.
"Se eu tenho 8 bombons e quero repartí-los entre 4 pessoas,quantos darei para cada uma?
E se tivesse só 7 bombons?
E se fossem 2 pessoas?"
-Diminuir a quantidade de “continhas” para poder
problematizá-las melhor com o grupo de alunos, dramatizando-as, desenhando-as,enfim,favorecendo
a melhor compreensão dos objetivos do cálculo.
26-12 Aninha tem 26 anos e sua mana caçula tem 12 anos.
Quantos anos Aninha tinha quando sua maninha nasceu?
usar material de contagem,decompor os numerais 26 e 12,desenhar as irmãs...
20-10=10 26
6-2=4 -12 vinte e seis menos doze é igual a catorze
10+4=14 14
-Usar uma linguagem mais adequada as situações de
aprendizagem, como por exemplo,agrupar as dezenas,em vez de “vai um”.
usar as palavras decomposição,transporte,retorno,dezenas,unidades...e não "pedir emprestado pro vizinho..."
Em relação as operações matemáticas,pude elaborar considerações de grande valia
no processo de definição dos algoritmos e ,principalmente da compreensão das
operações a serem realizadas,sempre priorizando a experimentação do aluno,as
suas hipóteses e conhecimentos prévios,mostrando o processo de formação dos
números e operações e dando significado a cada passo do processo de busca pelo
resultado.
O que ficou muito evidente foi a importância de o
aluno construir o conhecimento matemático, sendo capaz de usar suas estratégias
para chegar ao resultado,não deixando de conhecer e saber utilizar os
algoritmos de resolução das operações.
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