segunda-feira, 14 de novembro de 2016

               Repensando o Ensino das Quatro Operações


 

"Como educadores,almejamos encantar nossos alunos de modo que explorem situações que sejam desafiadoras para eles e que os estimulem a realizar descobertas,identificar relações,enfim,que aprendam a gostar de estudar e de aprender matemática"


Desde o ano de 2007 atuo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo assim, inúmeras vezes me deparado com o ensino das operações matemáticas. Ao realizar a leitura do texto Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos autores Bittar,Freitas e Pais,tive momentos de ricas reflexões e descobertas,principalmente em relação a dificuldade dos alunos na resolução dos cálculos e na compreensão das operações matemáticas na sua funcionalidade.E me refiro assim,tanto nas operações de adição e subtração,como nas operações de multiplicação e divisão.



                                                  As Operações Aritméticas

 Sempre utilizei materiais concretos em minhas aulas,principalmente ao lançar o conteúdo novo,mas logo depois já partia para a exercitação do algoritmo,do cálculo propriamente dito,sempre partindo dos casos mais fáceis(números menores)para os mais complexos(números maiores),citando a divisão em unidades,dezenas e centenas,mas sempre trabalhei o Quadro Valor de Lugar,como outro conteúdo,isto é ,separado.Procuro sempre trazer muitas situações diferentes para desenvolver o pensamento(jogos,brincadeiras numéricas,encartes de supermercado...)mas sempre de forma mais técnica,mecânica,e as expressões “vai um” e “pede emprestado pro vizinho” fazem parte das minhas aulas.
A partir das reflexões provocadas pelo texto, percebi a emergência de fazer algumas modificações na condução das aulas de matemática.
 Por exemplo:

-Uso de materiais concretos manipulativos durante todo o processo de aprendizagem.
(material dourado,tampinhas,palitos,ábaco...)


-Trabalhar com a decomposição dos numerais em paralelo com a resolução das operações matemáticas, iniciando pelo caminho mais longo, de cálculo com decomposição dos numerais.(uso do Quadro Valor de Lugar).

245+124=  200+100=300
                   40+20=60
                    5+4=9
                    resultado=300+60+9=369

-Permitir ao aluno explorar diversas formas de efetuar o cálculo,mostrando diferentes estratégias.

      12            10+2
      x8               x8                       12+12+12+12+12+12+12+12=96
     ----             ----
     96              80+16=96

-Só definir as propriedades das operações após os alunos percebê-las através da exploração das atividades.

Ex: Ao realizar diversas atividades,o aluno perceberá que: 25 dividido por 5=5,pois 5x5=25

-Explorar diversas situações problemas, lançando desafios que permitam o desenvolvimento do pensamento matemático.

"Se eu tenho 8 bombons e quero repartí-los entre 4 pessoas,quantos darei para cada uma?
E se tivesse só 7 bombons?
E se fossem 2 pessoas?"

-Diminuir a quantidade de “continhas” para poder problematizá-las melhor com o grupo de alunos, dramatizando-as, desenhando-as,enfim,favorecendo a melhor compreensão dos objetivos do cálculo.

26-12     Aninha tem 26 anos e sua mana caçula tem 12 anos.
               Quantos anos Aninha tinha quando sua maninha nasceu?
usar material de contagem,decompor os numerais 26 e 12,desenhar as irmãs...
20-10=10             26
6-2=4                 -12     vinte e seis menos doze é igual a catorze
10+4=14              14

-Usar uma linguagem mais adequada as situações de aprendizagem, como por exemplo,agrupar as dezenas,em vez de “vai um”.
 usar as palavras decomposição,transporte,retorno,dezenas,unidades...e não "pedir emprestado pro vizinho..."

Em relação as operações matemáticas,pude elaborar considerações de grande valia no processo de definição dos algoritmos e ,principalmente da compreensão das operações a serem realizadas,sempre priorizando a experimentação do aluno,as suas hipóteses e conhecimentos prévios,mostrando o processo de formação dos números e operações e dando significado a cada passo do processo de busca pelo resultado.


O que ficou muito evidente foi a importância de o aluno construir o conhecimento matemático, sendo capaz de usar suas estratégias para chegar ao resultado,não deixando de conhecer e saber utilizar os algoritmos de resolução das operações.

     Processo de aprendizagem +  uso de algoritmo
 






  



         Referência:

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