sábado, 5 de novembro de 2016

            O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA

                

"...é a história contemporânea que realmente interessa fixar no programa escolar,pela sua relação de causalidade mais próximas com os problemas sociais do momento,a que o educando tem que fazer face."
 Murilo Mendes,1935


Ao refletir sobre o atual ensino de história em nossas escolas,além da preocupação com a real aprendizagem dos alunos sobre os eventos históricos relevantes,várias considerações nos causam inquietações,como a intencionalidade da formação histórica que ensinamos e a compreensão da criança sobre o tempo.
Já em minha época de estudante em idade escolar,a disciplina história nas escolas, era permeada pelos enormes textos cheios de nomes e datas,onde se decorava fatos sem associá-los a sua importância histórica.Além de se ter uma versão única sobre os acontecimentos,experimentava-se informações que não resultavam em conhecimento,sempre desvinculado da vida cotidiana,a desmotivação em aprender era fato.
A história como disciplina escolar teve uma trajetória de forte luta contra a dominação política e religiosa e uma constante busca pela sua valorização e intencionalidade social.
No século XIX,nascia a história na escola,imbricada nos movimentos de laicização da sociedade e da constituição das nações modernas,com o ensino baseado na formação das grandes civilizações.
No Brasil,após a Independência,os estudos históricos entravam no currículo escolar,trazendo a história da Europa Ocidental,com biografias de homens ilustres,suas datas e batalhas.A educação Moral e Cívica,que surgiu com o projeto de reformulação da educação pública(1892)trazia a biografia de brasileiros célebres,do Brasil Colônia e Proclamação da República.Nesta época,a história servia para formar cidadãos patriotas,democráticos,sem preconceito,vivendo em uma sociedade harmoniosa,mascarando as desigualdades sociais,a dominação oligárquica e a ausência da democracia social.
Este cenário no ensino de história só teve avanço,após a o movimento militar de 64,onde se começa a buscar a identidade das diferenças,a pesquisa direcionada as realidades sociais,o estudo da história local e regional e a introdução dos Estudos Sociais.
Com o passar do tempo,se repensa o ensino da história nas escolas e,atualmente,as perspectivas estão vinculadas a se viabilizar outras concepções de história,comprometidas com a libertação e emancipação do homem,compreendendo o papel da história na compreensão de sí,dos outros e do lugar que ocupamos na sociedade,entendendo os deveres históricos que temos como parte da sociedade atual.
É preciso motivar os estudantes a pensarem historicamente,a refletir os fatos históricos com base na situação histórica atual,considerando suas diversas fontes,começando pela historicidade dos próprios estudantes.

      PARA ENSINAR HISTÓRIA É BOM CONSIDERAR QUE...

  • Se deve aceitar que o saber escolar está vinculado ao poder(partido,igreja,estado)mas que estes definem os objetivos e conteúdos.
  • O ensino de história é temático e sem hierarquia de assuntos.
  • O conteúdo não pode ser ensinado de forma isolada.
  • O ponto de partida do currículo é resultante da interação aluno/professor,do meio social.
  • É fundamental resgatar a historicidade dos próprios alunos.
  • Professor e aluno são agentes da construção social,da memória social.
  • Viabilizar o uso de fontes variadas e múltiplas,provocando discursos múltiplos sobre temas específicos.


  

Referências:

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.13, n.25/26, p.143-162, set.92/ago.93.

MENDES,Murilo.A História no Curso Secundário.São Paulo,Gráfica Paulista,1935,p.41. 




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