PLANEJAMENTO:EM BUSCA DE CAMINHOS
É muito comun, ao falarmos de planejamento,principalmente nós que somos oriundas do curso normal,citarmos pontos essenciais como listagem de objetivos específicos e gerais,os procedimentos ou atividades,os processos de avaliação e a preocupação com os prazos que as escolas oferecem para que o professor apresente uma série de documentos que serão arquivados no setor pedagógico.Pensar em:o que queremos alcançar?A que distância estamos de tal objetivo?Que procedimentos usaremos para diminuir esta distância?Enfim,planejamento é um ponto de preocupação,de sucesso ou de fracasso do trabalho de um professor.
"Fazer planos é coisa provavelmente conhecida do homem,desde que ele se descobriu com capacidade de pensar antes de agir"(FERREIRA,1985,p.27).
"Planejamento é o processo constante através do qual a preparação,a realização e o acompanhamento se fundem,são indissociáveis"
Ao revisarmos uma ação planejada,estamos preparando uma nova ação num processo contínuo e ininterrupto.Ao pensarmos em planejamento,temos que termos como relevantes alguns procedimentos:
-Estabelecer referências,buscar as intencionalidades.
-Toda a ação pedagógica deve estar baseada em um pressuposto teórico,que explique as concepções.
-Pressupostos teóricos:definem procedimentos e estratégias metodológicas.São as fundamentações,os alicerces,as referências para a prática,representando as metas e os ideais.
-Princípios:Aproximação da prática aos ideais e vice-versa.Promovem a reflexão sobre a ação.
Eixos:Sociedade,homem,conhecimento,educação,aprendizagem,currículo,cultura.
-Utilidade social do currículo:Ação dentro da comunidade como pessoas autônomas,críticas,democráticas e solidárias.
-Currículo interdisciplinar
"é uma filosofia que requer convicção e,o que é mais importante,colaboração,nunca pode estar apoiada em coerções e imposições"(SANTOMÉ,1998,p.79)
Paulo Freire defende uma pedagogia da pergunta,da curiosidade,inversa a fragmentação,a imposição,ao depósito de conhecimentos,como consta em sua obra A Pedagogia da Autonomia.
"inacabados e conscientes do inacabamento,abertos á procura,curiosos,"programados",mas para aprender"(FREIRE,1997,p.65).
O Ensino Integrado são alternativas de ações pedagógicas que buscam criar condições e ambientes nos quais os alunos e alunas se vejam motivados para interagir,indagar e aprender.É necessário que os alunos sejam desafiados,questionados,exponham seus pontos de vista,façam conexões e estabeleçam as relações necessárias as aprendizagens.Também deve remeter ao panorama histórico,econômico,político,sociocultural,assim as críticas devem considerar esse contexto.
-CENTROS DE INTERESSE-Decrly
-PROJETOS-WILLIAM KILPATRICK(1871)
-PEDAGOGIA DO TRABALHO:CÉLESTIN FREINET(1896-1966)
-TEMAS GERADORES:PAULO FREIRE(1921-1997)
-REDE TEMÁTICA,TEMAS TRANVERSAIS
-TEMAS CULTURAIS(PCNS,TEMAS TRANSVERSAIS.
Elementos básicos para o esboço de um planejamento didático-pedagógico:
-Objetivos:o que e para que
-Justificativa:origem,um porque
-Temática:apresentação do eixo integrador
-Estratégias:Como
-Localização:onde,para quem
-Recursos:apoio,materiais,meios
-Avaliação:acompanhamento permanente,indicadores,critérios.
-Planos de aula e diários de classe são relevantes.
Referência: XAVIER, Maria Luisa M.; ZEN, Maria Isabel T. dalla. Planejamento em Destaque: Análises menos convencionais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.