Linguagem:Sistema de Representação com Características Próprias
Linguagem Fase Pré-Linguística):
-Choro diferenciado ou indiferenciado
-Gorjeio ou arrolho(u,u,u...a,a,a...)
-Balbucio(ba ba ba ...pa pa pa...)
-Ecolalia(imitação dos sons do adulto)
-Jargão Expressivo:Imita frases,mas sem sentido.
Linguagem Fase Linguística:
-Combinações de sons para se referir as palavras(apo...para dizer água)
-Usa palavra chave para expressar um pensamento inteiro,olofases (xixi...)
-Gestos,sinais,linguagem corporal para se expressar
-Imitação das frases adultas com sentido.
-No início de sua dialógica a criança usa falas simples,sem expressões gramaticais,fazendo uso de duas ou três palavras para expressar um sentimento ou informação.
-São capazes de fazer suas próprias lógicas através da compreensão da língua,como por exemplo "eu fazí"
A criança começa a desenvolver sua linguagem por meio das falas dos outros,imitação e interação com o mundo falante.Observa os sons e as palavras pronunciadas pelos adultos e nesta fase devem ser estimuladas através de questionamentos,brincadeiras,música,rimas e parlendas.
È importante observar se os bebês reagem aos sons do ambiente,percebendo assim a saúde auditiva e também de seu aparelho fonador.
A linguagem está significantemente ligada ao desenvolvimento da inteligência e a construção das aprendizagens.A linguagem participa de todos os processos cognitivos do ser humano,como o pensamento,a memória e a atenção.
Com as crianças menores o professor deve estimular a fala,através das músicas e atividades,não usando a fala "infantilizada" para a comunicação com eles.
Sugestões de atividades:
-Rodinhas
-Brincadeiras de roda
-Cartões com gravuras
-Questionamentos e registro de falas
-Histórias cantadas
-Musicalização de rotina
-Faz de conta
-Recontação de histórias
-Fantoches
-Acesso a livros com gravuras
-Varal de histórias
-Entrevistas na Escola.
Referências:
Vídeos sobre a Linguagem Infantil:
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