O CONTADOR DE HISTÓRIAS
O filme O Contador de Histórias,tem como personagem principal um menino negro,de classe social baixa,que após passar por diversos problemas familiares é colocado na FEBEM por sua mãe ,que acreditava que aquela instituição faria de seu filho alguém melhor,já que não tinha condições de educá-lo.O menino que sofre um processo cultural negativo,envolvido com meninos de rua e crianças revoltadas de sua realidade,torna-se arredio,rude,de linguagem e hábitos totalmente repulsos a sociedade.Ele encontra uma jornalista francesa,pedagoga,que decide fazer uma pesquisa sobre sua vida e acaba influenciando este menino a conhecer uma cultura diferente da sua,onde os conhecimentos,a linguagem e as relações sociais são colocadas a ele como processos de extrema importância ao desenvolvimento cultural e social das pessoas.Este menino estuda,cresce,muda suas relações sociais e culturais,tornando-se um professor e contador de histórias.Este menino,hoje escritor,encontra-se entre os dez maiores contadores de história do mundo,e o filme em questão conta sua trajetória.Vygotsky,em sua teoria sobre a formação do pensamento e da linguagem da criança,sinaliza as relações com o meio como fator relevante neste processo, defende que a aquisição da inteligência da criança está vinculada aos fatores externos,isto é ,depende de suas relações sociais e culturais,sendo ele resultado de um processo sócio-histórico.
Assim,de acordo com a obra de ficção,estas relações de desestrutura familiar e vulnerabilidade social acabam por interferir negativamente na aprendizagem e na formação cultural da criança,ou seja,de acordo também com Vygotsky,a criança aprende interagindo com o seu meio e estabelecendo relações sociais e culturais se constroe como indivíduo.
FILME:O Contador de Histórias.Drama.2009.Direção:Luiz Villaça.Warner Home Video
VYGOTSKY,L.S.Pensamento e Linguagem.São Paulo.Martins Fontes.1991
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